Minimizando o Risco de Interrupções de TI nas Empresas

Minimizando o Risco de Interrupções de TI nas Empresas
A tecnologia está cada vez mais presente nas empresas para melhorar os processos e atividades da operação, sendo assim a maior preocupação de um administrador é garantir a disponibilidade e confiabilidade do serviço sempre considerando os riscos de indisponibilidade.
A disponibilidade de TI é um fator crítico para o sucesso de qualquer organização que depende de tecnologia para conduzir seus negócios, uma vez que mede a porcentagem de tempo em que um sistema ou serviço de TI está disponível para uso, portanto, sendo uma métrica importante para empresas que visam a produtividade, eficiência e lucratividade.
Quando os serviços de TI estão disponíveis, as organizações podem operar de forma eficiente e eficaz, minimizando os riscos de indisponibilidades de serviços, danos a reputação e interrupção das operações.
A importância da tecnologia da informação nas empresas
É inegável citar como corporações modernas dependem cada vez mais da tecnologia para realizar atividades, tornando o mal funcionamento de TI um risco significativo para seus interesses.
Uma variedade de fatores como falhas de hardware e software, danos a infraestrutura de TI, ataques cibernéticos (como malwares, ransomwares e ataques de negação de serviço), ou propriamente erros humanos são causadores de ameaças de TI, afetando, por conseguinte, a empresa de acessar seus demais dados e sistemas.
Logo, torna-se crucial destacar a importância do papel de um suporte de TI para mitigar esses fatores. Pois estes fornecem aos usuários a assistência necessária para resolução de problemas, os ajuda a desenvolver habilidades para usufruir de novas plataformas e ferramentas além de manter os dispositivos e softwares atualizados.
Vale ressaltar que toda indisponibilidade de serviços gera ao negócio prejuízo, em alguns casos, perdas de dados, sendo importante traçar estratégias bem planejadas e focar em serviços que trabalhem em contingência para reduzir os riscos de impactos negativos. Tipos de consequências que podem ser geradas:

Perdas financeiras: Principalmente empresas com serviços críticos, que cada segundo gera perda financeira significativas.

Produtividade comprometida: Os funcionários não podem seguir com suas atividades afetando a produtividade e eficiência.

Oportunidades perdidas: Em caso de lojas que não conseguem seguir com as vendas devido a indisponibilidade do sistema.

Como reduzir os efeitos negativos que as interrupções causam?

Gestão de Incidentes: É necessário definir etapas de atendimento para a operação fluir com facilidade, mapeando as principais fases do protocolo, ou seja, sem tê-las definidas, para em caso de interrupção os atendentes seguirem com a comunicação clara e efetiva com o usuário e o reestabelecimento do serviço.

Monitoramento Proativo: Optar por sistemas que tenham ações automatizadas (para reduzir erros humanos), tecnologia de rastreamento proativo contínuo de serviços, para alertar em caso de indisponibilidade.

Registro: Ao receber o alerta do incidente, seguir com o registro na ferramenta de chamado para iniciar com o processo de correção. Essa etapa permite criar um histórico de eventos, identificar a recorrência do incidente, identificar onde focar na busca de melhorias nos sistemas e serviços e definir quais processos levam a resolução definitiva ou paliativa do problema.

Identificação: Para resolução do incidente é essencial detectar onde o problema iniciou, assegurar uma comunicação efetiva e criar um roteiro de perguntas para levantar o máximo de informações possíveis como: quando começou? Como deveria ser? Qual mensagem de erro? Entre outras.

Categorização: uma vez identificado o incidente, é necessário categorizá-lo para que receba a atenção correta, definindo com qual urgência deve ser atendido.

Atualização de base de conhecimento: Após a resolução do incidente é importante sempre mapear o ocorrido, criando documentos de conhecimento para resolução de problema e alinhamento entre todos os analistas.

Portanto, percebe-se que as interrupções de TI são um risco significativo para os negócios, pois podem levar a perda de produtividade, perda de dados, perda de receita e até mesmo a falência. Para abrandar estas complicações, os órgãos devem adotar uma variedade de medidas, incluindo planejamento e gestão de incidentes, implementação e manutenção adequada da infraestrutura e gerenciamento de incidentes eficaz.

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