Neste artigo trataremos sobre a importância da existência de processos, fluxos e padrões muito bem definidos e estabelecidos, para que se tenha consistência e assertividade nas diversas atividades cotidianas dos times de TI na prestação de serviços aos clientes e negócios.
A necessidade de padronização
Quem já não passou pela situação de entrar em contato com uma prestadora de serviços de TI e se deparou com instruções distintas do mesmo assunto, vindas de atendentes diferentes?
Essa situação infortunadamente é comum, e ocorre, em sua maioria, por falta de um padrão bem estabelecido, seja de um script de atendimento, aos mais complexos processos e procedimentos técnicos.
É por isso, que o time de Governança de TI, aliado aos times e frentes da tecnologia, trabalham incessantemente para que tudo possa ser executado de forma padronizada e com fluxos e processos bem definidos, pois é só assim, que se chega a excelência na prestação de serviços.
Como os fluxos e processos impactam a TI
Voltemos ao exemplo de uma central de serviços de TI. Quando é estabelecido um script de atendimento padrão, os clientes sempre receberão uma informação concisa e constante sobre determinado tema, e resolverão, com eficiência, através de fluxo, processos e documentação pré-definidos, os problemas que ocorrem com os clientes, ou mesmo responder prontamente a uma solicitação de serviço.
Também é de suma importância que as equipes que fazem os atendimentos e prestam serviços, sejam nas centrais de atendimento de Service Desk, sejam atendimentos em campo (Fileds), a aplicação e manutenção treinamentos constantemente, pois, equipe bem treinada é como um instrumento bem afinado, e entrega resultados de excelência.
E, não podemos esquecer é claro das documentações, as bases de conhecimento, pois, são elas que guiam os profissionais a efetuarem seus atendimentos da forma mais assertiva e eficaz possível, e mantém o padrão e consistência nos atendimentos realizados.
Os ganhos que se tem com estes cenários são de 100% para ambos, pois, os clientes se sentem seguros com o atendimento recebido, bem como, compreendidos pelo atendente, que por sua vez, consegue ser mais rápido e preciso em suas ações. A empresa ganha credibilidade como um todo e por consequentemente, consegue expandir se em seu mercado.
E é por isso que a AlliedIT trabalha fortemente, todos os dias, para sempre estar alinhada com as necessidades de seus clientes, lhes trazendo todas as vantagens de um Time de Elite no que tange um atendimento Padrão e com Fluxos e Processos bem definidos e aplicados.
Desafios na implementação de fluxos e processos
A implementação de fluxos e processos é uma tarefa importante para qualquer empresa, mas pode ser desafiadora, especialmente para empresas de TI. Alguns dos desafios comuns que as empresas de TI podem enfrentar incluem:
- Definir os processos corretos: O primeiro passo é identificar os processos que precisam ser definidos ou aprimorados. Isso pode ser um desafio, pois as empresas de TI geralmente têm muitos processos complexos e interconectados.
- Obter a aceitação das partes interessadas: É importante obter a aceitação das partes interessadas, incluindo funcionários, gerentes e clientes. Isso pode ser difícil, pois as pessoas podem ser resistentes à mudança.
- Implementar os processos: Uma vez que os processos estejam definidos, eles precisam ser implementados. Isso pode ser um desafio, pois pode exigir mudanças na tecnologia, nos processos de trabalho e na cultura organizacional.
A importância da disciplina e responsabilidade
Em sumo, para que as empresas e clientes possam prestar e receber serviços de alta qualidade e performance, os processos, fluxos e padrões são indispensáveis e devem ser aplicados com muita disciplina e responsabilidade.
A Allied IT é uma empresa especializada em outsourcing de TI que oferece serviços de gestão de processos e fluxos. Com nossa expertise, podemos ajudar empresas de todos os tamanhos a melhorar a eficiência e a eficácia de suas operações de TI.
Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a melhorar sua TI.