A Essencialidade da Governança de TI no Mundo Corporativo

Mulher analisando estratégias de governança de TI
A Governança de TI desempenha um papel crucial no ambiente corporativo atual, assegurando que os investimentos em tecnologia sejam estratégicos e alinhados com os objetivos de negócio. Ela estabelece políticas, processos e diretrizes que garantem a integridade, a segurança e a eficácia dos sistemas de informação.
Contudo, é fundamental questionar: a área de TI de sua empresa está sendo gerida com eficácia? Nesse contexto, a Governança de TI emerge como um elemento vital, buscando otimizar processos, garantir a segurança de dados e elevar a qualidade dos serviços oferecidos pelas organizações.

O que é Governança de TI?

Para compreendermos a Governança de TI, é essencial definir o conceito. Refere-se ao conjunto de estratégias, diretrizes, responsabilidades, meios, regras e competências, com o intuito de controlar os processos, otimizar as aplicações de recursos, dar suporte a tomada de decisões e oferecer segurança de dados para a empresa.

Entretanto, você pode se questionar sobre a vantagem da Governança de TI em relação à simples gestão de tecnologia. A chave está na sua estratégia focada em evitar riscos e proteger dados essenciais.
Adicionalmente, a Governança de TI aprimora os procedimentos, diminui despesas e oferece benefícios como uma comunicação mais eficiente, reforço da competitividade e uma gestão otimizada dos investimentos em tecnologia.
Para a aplicação da Governança de TI em sua empresa, é necessário levar em consideração as normas como a ISO/IEC 38500/2008, e além das boas práticas como o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) que apresenta princípios e recomendações que auxiliam as empresas na criação de uma Governança de TI.
A norma ISO/IEC 38500/2008 apresenta seis princípios essenciais para a Governança de TI, com o propósito de direcionar os gestores empresariais na implementação eficiente e responsável da tecnologia.
Fazendo ações de governança de TI para melhorar desempenho
Esses princípios delineiam diretrizes que devem ser adotadas em qualquer empresa, independentemente de seu porte:

Responsabilidade: é imprescindível que todos os indivíduos e grupos da organização entendam suas responsabilidades e papéis quanto ao fornecimento e uso de TI, suas funções incumbidas precisam ser acompanhadas de autonomia e poder de decisão.

Estratégia: sempre manter em vista o cenário atual da organização, acompanhando a evolução do planejamento estratégico, evitando a disposição incorreta de recursos, fazendo com que o processo seja otimizado, e o mais importante é compreender a capacidade atual da área de TI quanto às necessidades atuais do negócio no geral.

Aquisições: onde tudo o que é adquirido necessita ter razões válidas e claras, que indiquem benefícios, custos, riscos e oportunidades, diante do cenário todo, para que não gerem custos desnecessários.

Desempenho: é necessário o monitoramento do desempenho da área de TI da empresa e até mesmo da equipe para garantir que o setor esteja adequado à prestação de suporte e serviços para a empresa, disponibilizando serviços de qualidade e atendendo às necessidades atuais e futuras do negócio.

Conformidade: toda área de TI dentro de uma organização precisa ser implementada e aplicada conforme todas as legislações e regulamentações aplicáveis ao setor.

Comportamento Humano: boas práticas, decisões e políticas da empresa precisam respeitar o comportamento humano, atuando nas necessidades e na evolução de todas as pessoas envolvidas.

Como implementar a Governança de TI?

Na perspectiva macro processual, a implementação da governança de TI segue o ciclo PDCA, destacando a importância da avaliação, planejamento, execução e melhoria contínua na gestão da tecnologia. São eles:
  • Identificar os objetivos da área de negócio;

  • Direcionar os objetivos de TI da sua empresa;

  • Definir as ações necessárias (internas ou externas a sua organização);

  • Mensurar a performance atingida, comparando-a com os objetivos e aplicando ações corretivas;

  • Retomar o ciclo para completar o processo em outras atividades do seu setor de TI.
O desenvolvimento da área de tecnologia dentro de uma organização é primordial para o sucesso do negócio, com isso é necessário dar a importância e valor, na criação de estratégias como a Governança de TI para tornar os processos mais otimizados e trazendo os resultados que a empresa tanto espera.
Portanto, o avanço da área de TI é fundamental para atingir novos patamares, estabelecer metas inovadoras e buscar continuamente a excelência em performance e qualidade dos procedimentos.

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