O que é Governança de TI?
Para compreendermos a Governança de TI, é essencial definir o conceito. Refere-se ao conjunto de estratégias, diretrizes, responsabilidades, meios, regras e competências, com o intuito de controlar os processos, otimizar as aplicações de recursos, dar suporte a tomada de decisões e oferecer segurança de dados para a empresa.
Responsabilidade: é imprescindível que todos os indivíduos e grupos da organização entendam suas responsabilidades e papéis quanto ao fornecimento e uso de TI, suas funções incumbidas precisam ser acompanhadas de autonomia e poder de decisão.
Estratégia: sempre manter em vista o cenário atual da organização, acompanhando a evolução do planejamento estratégico, evitando a disposição incorreta de recursos, fazendo com que o processo seja otimizado, e o mais importante é compreender a capacidade atual da área de TI quanto às necessidades atuais do negócio no geral.
Aquisições: onde tudo o que é adquirido necessita ter razões válidas e claras, que indiquem benefícios, custos, riscos e oportunidades, diante do cenário todo, para que não gerem custos desnecessários.
Desempenho: é necessário o monitoramento do desempenho da área de TI da empresa e até mesmo da equipe para garantir que o setor esteja adequado à prestação de suporte e serviços para a empresa, disponibilizando serviços de qualidade e atendendo às necessidades atuais e futuras do negócio.
Conformidade: toda área de TI dentro de uma organização precisa ser implementada e aplicada conforme todas as legislações e regulamentações aplicáveis ao setor.
Comportamento Humano: boas práticas, decisões e políticas da empresa precisam respeitar o comportamento humano, atuando nas necessidades e na evolução de todas as pessoas envolvidas.
Como implementar a Governança de TI?
- Identificar os objetivos da área de negócio;
- Direcionar os objetivos de TI da sua empresa;
- Definir as ações necessárias (internas ou externas a sua organização);
- Mensurar a performance atingida, comparando-a com os objetivos e aplicando ações corretivas;
- Retomar o ciclo para completar o processo em outras atividades do seu setor de TI.